Coletivo CIAIA reúne artistas independentes de diferentes estilos da arte
O incômodo em comum de uma dançarina, um fotógrafo e um MC ao ver preconceitos e opressões sendo reproduzidos em seus cotidianos fez com que o coletivo CIAIA nascesse.
Com a proposta de integrar diferentes estilos artísticos em cenas que trazem reflexões críticas e conscientizadoras ao espectador, criaram juntos o projeto “Dentro do ônibus”.

Foto por Alexandre Ramalho.
Através da metáfora de uma viagem de transporte público, o projeto discute por meio da arte o caótico cotidiano da grande São Paulo. Incluindo Raps, coreografias, poesias e trilhas autorais, o projeto traz críticas embasadas sobre a realidade que os artistas estão inseridos e sujeitos.

“Dentro do Ônibus” estreou em 2019 no palco da Fábrica de Cultura do Jaçanã e foi apresentado também na Casa de Cultura Chico Science. Para 2021, o projeto conta com nova parceria artística: o Beatboxer Joka sobe no busão para cena inédita no formato audiovisual.
Confira performance realizada no terminal de onibus da Parada Inglesa, em São Paulo.
Conheça os integrantes do CIAIA:

Paloma Samos (Aia), bailarina e arte-educadora da zona leste, atua como professora de dança desde 2015 e como dançarina desde 2009. Na licenciatura em dança iniciou pesquisa sobre como integrar diferentes linguagens da arte em sala de aula e em cena, o que a inspirou a aliar-se a outros artistas independentes e assim criar o Coletivo CIAIA.

Alexandre Ramalho é fotógrafo e percussionista. Integrou durante 9 anos o Instituto de Artes Brazilian Vanguard, que aliava música, dança e artes visuais como grupo de banda-show. Fez cursos em audiovisual e atua como captador e editor de imagem e som.

Gabriel Ramalho, estudante de Geografia, músico percussionista da banda Novo Planeta e MC do Coletivo CIAIA, carrega em sua essência o olhar crítico perante a realidade e a vontade de expandir a consciência para compartilhá-la com seus semelhantes.